sábado, 29 de novembro de 2008

Projeto de Urbanismo-Nova habitação para moradores da favela de Ribeirão Preto




O grupo teve que elaborar um novo bairro na cidade de Ribeirão...
O memorial de construção desse bairro ficou por minha conta...

“É tudo tão simples,temos uma grande área verde aqui do nosso lado sem nenhum dono.Aqui é nossa tribo,com esse enorme terrenão,pode chegar.Sempre tem espaço pra mais um,é igual coração de mãe.
Não importa com que material,o importante é fazer nossa casa e que ela nos proteja da chuva e do frio...vai mutuando!
O bairro aqui do lado tem energia elétrica,e a gente é craque em fazer gambiarra,esgoto?que nada!Faz um buraquinho na frente da sua casa,joga tudo lá e tampa,simples!
Aqui nóis somos livres,não tem policia pra encher o saco,cercamos nosso território e ninguém entra,e si entra...hum...!!!
É tudo tão simples aqui!!”



Memorial
Baseado na musica Pássaros de Claudia Leite




Eu conheço a imensidão do céu- Porque não pode haver um “espaço” igual e mais seguro a todos?com essa frase iniciamos nosso projeto.


Eu conheço a imensidão do céu- Porque não pode haver um “espaço” igual e mais seguro a todos?Com essa frase iniciamos nosso projeto.


Mergulharei de vez- Existe um rio que corta a área do projeto,esse rio pode servir de atrativo turístico e deixarmos mais limpo e bonito de si ver!.


Uma vez ou três- Em uma só construção,colocamos 3 bases que ajudaram no desenvolvimento dessa nova área.São eles:Corpo de Bombeiro,Posto de Saúde e Policia Militar.


Duzentos por hora, ou algo mais- Avenidas cortam a área,facilitando o acesso rápido a outros locais.E essa construção das bases foi colocada próxima a uma avenida para facilitar a chegada e saída de ambulâncias,resgates,camburões de policias,caminhão de bombeiros.


Na velocidade de encontrar você- Quadras com prédios,e as famílias da favela cada uma com seu apartamento,seria a melhor solução para retirar a poluição visual da favela e criar mais conforto.Sem seguir modelos de prédio de CDHU.


Voar, sem ter onde chegar- Criamos algumas ruas principais,ás quais levam aos locais principais dessa área,outras foram construídas sem saída só para circulação de carros e pedestres daqueles que moram nos prédios dessas ruas.


E de lá do céu


Formaremos dois em um só- Quase resolvido o problema,com a construção de prédios e desfecho da favela,todos somos um,não há mais diferença entre favela e o restante do bairro


Fugirei da chuva- E para tirar as crianças da rua,que tal a construção de um Ginásio de Esportes?Basquete,futebol,vôlei,natação,tênis...


Beijarei o sol- Esse sol que lembra vida,e essas crianças que são nossas vidas e precisão de educação escolar.Para isto,projetamos uma Creche para as crianças e uma Escola de ensino fundamental e médio para os mais jovens.


Amanheceu


É hora de voar- Todos livres,sem desigualdade,crianças e jovens nas escolas aprendendo o B-A-BA,vivendo todos com segurança e nas horas de lazer que tal uma pelada?


Sigo meu instinto animal,


Cruzo mil fronteiras- Para facilitar,foi implantado uma quadra só de comercio,onde os moradores não precisam ir tão longe para fazer compras e se bobear,podem abrir até seus próprios negócios e ganhar um dinheirinho.


Garimpando amor- Amor lembra estar junto,vamos voltar ao inicio do projeto onde foi dito que um rio poderia servir de atrativo turístico,enfim,a partir daí criamos a área de lazer desse novo espaço,de um lado do rio encontra-se o Centro Cultural e de dentro dele uma ponte corta o rio levando ao seu outro lado,dando dentro do Ginásio de Esportes.No rio foi implantado também os “pedalinhos” para a diversão da garotada.


Semeador.


De tanto voar achei você,


Multicolorido exatamente igual,


Ao meu astral- E para levantar ainda mais o astral dos moradores do bairro foi construído um centro Cultural(como foi dito anteriormente) um local para aulas de Artes,Artesanatos,etc...


Melhor é voar a dois- Trabalho cumprido,com sucesso!Mas não por dois e sim por cinco.Cinco futuros arquitetos e Urbanistas que planejam um local com paz,harmonia e segurança a todos que nele residem ou irão residir.
FOTO 1-A EQUIPE QUE ELABOROU O PROJETO DA NOVA HABITAÇÃO
FOTO 2- A MAQUETE DA NOVA HABITAÇÃO

Projeto 1- A casa do Arquiteto











Nesse projeto,tive que elaborar uma residencia para um dos meus professores.
Meu professor escolhido foi a professora de Historia da Arte ANA PAULA FARAH,que durante uma de nossas conversas perguntei-a qual era sua musica preferida,me respondeu então que era Luiza de Tom Jobim,e a partir dessa musica construi o projeto de sua residencia.

Música
Lua,
Espada nua
Bóia no céu imensa e amarela – criei uma piscina com espaço raso para relaxar numa hidromassagem olhando para o céu
Tão redonda a lua- A parte de hidromassagem da piscina que permite relaxar e apreciar o céu,tem o formato redondo
Como flutua- Criei uma “mini-sacada” que sai dos quartos para se sentar,olhar a piscina,um local privativo
Vem navegando o azul do firmamento- A raia criada na piscina para a pratica do Deep Running Water pega quase toda lateral da casa,tornando um espaço azul e fresco.
E no silêncio lento- Fiz um rasgo redondo na parede,coloquei umas luzes e um “colchão” para se sentar,criando assim um espaço para leitura
Um trovador, cheio de estrelas- Na grande área de lazer da casa fiz um teto de brises com o qual você pode observar o céu e as estrelas quando está reunido com os amigos numa noite,e para os dias de chuva esses brises se fecham criando um tablado que não deixa a chuva passar.Brises feito de acrílico com o suporte em cimento.
Escuta agora a canção que eu fiz-Criei um espaço só, integrando tudo que está no grande salão da casa com a área de lazer para facilitar conversas nos encontros,ventilação,iluminação
Pra te esquecer Luiza
Eu sou apenas um pobre amador- Criei um enorme salão na casa para receber grande número de amigos e nunca se sentir sozinho,esse salão se íntegra com a Área de lazer numa simples abertura das portas de vidro
Apaixonado
Um aprendiz do teu amor- Juntei essa frase e mais duas e construí a parede da sala do Artesanato
Acorda amor
Que eu sei que embaixo desta neve mora um coração
Vem cá, Luiza- Dá impressão de chamar alguém!,então criei um enorme deck que recepciona as pessoas que chegam na casa passando por uma grande área verde, pela garagem,e faz com que as pessoas que cheguem aprecie a arquitetura feita até chegar a porta de entrada.
Me dá tua mão
O teu desejo é sempre o meu desejo- mistério?,com isso criei uma fileira de pergolato com plantas na garagem que controla a visibilidade da porta de entrada da casa
Vem, me exorciza- Entendi Exorciza como transforma,então como minha cliente é arquiteta e gosta muito de cozinhar criei uma enorme cozinha,com tudo,para ela se transformar em uma verdadeira cozinheira,um espaço gourmet
Dá-me tua boca
E a rosa louca
Vem me dar um beijo
E um raio de sol- Placas,portas,brises translúcidos foram usado para maior aproveitamento da luz solar
Nos teus cabelos
Como um brilhante que partindo a luz
Explode em sete cores
Revelando então os sete mil amores- Junto com a área de lazer criei o espaço encontro,um espaço com forno a lenha,forno de pizza,churrasqueira,freezer,um balcão com banquetas para sentar,conversar e revelar segredos,esse espaço também integra-se a cozinha Gourmet da casa
Que eu guardei somente pra te dar Luiza- Espaço privativo,e de descontração!,foi assim que criei o Espaço Artesanato da casa.
Luiza
Luiza
FOTO 1-PROFESSORA A QUAL FIZ A RESIDENCIA-ANA PAULA
FOTO 2 3 4- MAQUETE DA CASA