sábado, 29 de novembro de 2008

Projeto de Urbanismo-Nova habitação para moradores da favela de Ribeirão Preto




O grupo teve que elaborar um novo bairro na cidade de Ribeirão...
O memorial de construção desse bairro ficou por minha conta...

“É tudo tão simples,temos uma grande área verde aqui do nosso lado sem nenhum dono.Aqui é nossa tribo,com esse enorme terrenão,pode chegar.Sempre tem espaço pra mais um,é igual coração de mãe.
Não importa com que material,o importante é fazer nossa casa e que ela nos proteja da chuva e do frio...vai mutuando!
O bairro aqui do lado tem energia elétrica,e a gente é craque em fazer gambiarra,esgoto?que nada!Faz um buraquinho na frente da sua casa,joga tudo lá e tampa,simples!
Aqui nóis somos livres,não tem policia pra encher o saco,cercamos nosso território e ninguém entra,e si entra...hum...!!!
É tudo tão simples aqui!!”



Memorial
Baseado na musica Pássaros de Claudia Leite




Eu conheço a imensidão do céu- Porque não pode haver um “espaço” igual e mais seguro a todos?com essa frase iniciamos nosso projeto.


Eu conheço a imensidão do céu- Porque não pode haver um “espaço” igual e mais seguro a todos?Com essa frase iniciamos nosso projeto.


Mergulharei de vez- Existe um rio que corta a área do projeto,esse rio pode servir de atrativo turístico e deixarmos mais limpo e bonito de si ver!.


Uma vez ou três- Em uma só construção,colocamos 3 bases que ajudaram no desenvolvimento dessa nova área.São eles:Corpo de Bombeiro,Posto de Saúde e Policia Militar.


Duzentos por hora, ou algo mais- Avenidas cortam a área,facilitando o acesso rápido a outros locais.E essa construção das bases foi colocada próxima a uma avenida para facilitar a chegada e saída de ambulâncias,resgates,camburões de policias,caminhão de bombeiros.


Na velocidade de encontrar você- Quadras com prédios,e as famílias da favela cada uma com seu apartamento,seria a melhor solução para retirar a poluição visual da favela e criar mais conforto.Sem seguir modelos de prédio de CDHU.


Voar, sem ter onde chegar- Criamos algumas ruas principais,ás quais levam aos locais principais dessa área,outras foram construídas sem saída só para circulação de carros e pedestres daqueles que moram nos prédios dessas ruas.


E de lá do céu


Formaremos dois em um só- Quase resolvido o problema,com a construção de prédios e desfecho da favela,todos somos um,não há mais diferença entre favela e o restante do bairro


Fugirei da chuva- E para tirar as crianças da rua,que tal a construção de um Ginásio de Esportes?Basquete,futebol,vôlei,natação,tênis...


Beijarei o sol- Esse sol que lembra vida,e essas crianças que são nossas vidas e precisão de educação escolar.Para isto,projetamos uma Creche para as crianças e uma Escola de ensino fundamental e médio para os mais jovens.


Amanheceu


É hora de voar- Todos livres,sem desigualdade,crianças e jovens nas escolas aprendendo o B-A-BA,vivendo todos com segurança e nas horas de lazer que tal uma pelada?


Sigo meu instinto animal,


Cruzo mil fronteiras- Para facilitar,foi implantado uma quadra só de comercio,onde os moradores não precisam ir tão longe para fazer compras e se bobear,podem abrir até seus próprios negócios e ganhar um dinheirinho.


Garimpando amor- Amor lembra estar junto,vamos voltar ao inicio do projeto onde foi dito que um rio poderia servir de atrativo turístico,enfim,a partir daí criamos a área de lazer desse novo espaço,de um lado do rio encontra-se o Centro Cultural e de dentro dele uma ponte corta o rio levando ao seu outro lado,dando dentro do Ginásio de Esportes.No rio foi implantado também os “pedalinhos” para a diversão da garotada.


Semeador.


De tanto voar achei você,


Multicolorido exatamente igual,


Ao meu astral- E para levantar ainda mais o astral dos moradores do bairro foi construído um centro Cultural(como foi dito anteriormente) um local para aulas de Artes,Artesanatos,etc...


Melhor é voar a dois- Trabalho cumprido,com sucesso!Mas não por dois e sim por cinco.Cinco futuros arquitetos e Urbanistas que planejam um local com paz,harmonia e segurança a todos que nele residem ou irão residir.
FOTO 1-A EQUIPE QUE ELABOROU O PROJETO DA NOVA HABITAÇÃO
FOTO 2- A MAQUETE DA NOVA HABITAÇÃO

Nenhum comentário: